sábado, 30 de outubro de 2010

Respostas da questões de final de semana

- Grupo 1

I- A amplitude depende da intensidade sonora, do ouvinte e da freqüência do som considerado.

II- O comprimento de onda também pode ser conceituado como a distância entre dois pontos consecutivos que vibram em interação de fase, isto é, que apresentam a mesma elongação e se movem no mesmo sentido, em qualquer instante.


- Grupo 2

Os fenômenos ondulatórios revelam também uma força destruidora de proporções imagináveis em algumas situações. Em 26 de dezembro de 2004 ocorreu um tsunami, que ficou mundialmente conhecido.


- Grupo 5

Albert Abraham Michelson.

Questão de final de semana

Infelizmente houve um problema com o grupo 9 e não postamos a questão de final de semana, queríamos deixar bem claro que não foi descaso e nem nossa intenção que isso acontecesse, realmente foi um imprevisto.

Apesar disso o grupo 9 estará disposto a responder as questões propostas pelos outros grupo, pedimos desculpas.

Obrigado.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Instrumentos musicais. Tubo aberto e fechado

Tubo aberto

- Charamela



fonte: http://matheusdasflautas.blogspot.com/p/charamela-de-bambu.html



- Clarineta



fonte: http://liramusical.no.comunidades.net/imagens/clarinete.jpg



-Fagote




fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNFJNQGuKfLo82dBLUOtBF5FZV_kOmifDHxfYaFJtaKZqJbKzO7kDLR24o3eA41vCcfDIqBFRuzIM80XBpuzuaNRZiztCFQYDpVkSX7HEFSi2md78hMPXddbikkXfA4i9L-IjdRXSQ4QNq/s1600/fagote.gif

domingo, 24 de outubro de 2010

Questão de final de semana - Telefone de latinha


Telefone de latinha 2009
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhLABrvYcjbBYDX7qpODxbL2wFF6u62WHnmIIC9nfHrQQR2kLnIWNjwEh0m7StQLvBaXKmYdg3Weh3sN3fU46HoRSljoVYphjgJEskm3T35wW2ivcdYBQSbXUnTRZKsdDRLTGHRfqOxinr/s1600/DSCF7423.JPG

Nosso grupo se classificou para a fase da competição entre salas, nós ficamos em 2º lugar.Com relação ao nosso desempenhos, nós acreditamos que estavos indo bem até a fase classificatória, onde nós levamos um novo telefone de latinha que fizemos, mas não usamos por acreditar que o telefone antigo estava melhor.No decorrer da fase classificatória ocoreram alguns deslizes o que fez nosso grupo cair da primeira para a segunda colocação, houve erros de acentuação e de escrita e por ultimo nos enganamos na ultima parte da fase de classificação, fazendo assim que o grupo que nos tirou da primeira colocação abrisse uma distância considerável de nós. Mas tirando todos esse pequenos problemas que aconteceram nosso grupo está satisfeito com o resultado e pretende atingir uma melhor coloção na competição entre salas e também fazer alterações no telefone de latinha ou até mesmo criar outros telefones.

sábado, 16 de outubro de 2010

Questão de final de semana - Respostas

Questão Grupo 1:

I - Quando fazemos uma corda de um instrumento vibrar, ela o faz simultaneamente em diversas freqüência. Então, o som que ela emite também é composto de diversas freqüências: cada uma é denominada timbre do som emitido.

II - Intensidade sonora é a quantidade de energia sonora que atravessa a unidade de área de uma superfície disposta perpendicularmente à direção de propagação, na unidade de tempo. Em outras palavras, é a potência sonora recebida por unidade de área da superfície.
III - Se uma pessoa estiver suficientemente afastada de um paredão e emitir um som forte, o som colide na parede e reflete para a pessoa, que poderá perceber então o fenômeno do eco.

IV - Quando recebemos um som, a sensação sonora causada por ele reside em nós por aproximadamente 0,1 segundo. A esse intervalo de tempo dá-se o nome de persistência acústica.



Questão Grupo 2:

O som é um fenômeno causado pelos mais diversos objetos e se propagam através dos diferentes estados físicos da matéria.
Na acústica o som se propaga através de ondas sonoras, essas ondas são invisíveis e viajam na velocidade do som.
A acústica tem como objetivo estudar e manipular a propagação das ondas sonoras. A propagação sonora é uma maneira de se transmitir energia. Esta pode ser através dos meios líquidos, sólidos, gasosos, ou plasma, conforme o caso.
Em sólidos ou líquidos, sua velocidade aumenta, pois as moléculas encontram-se agrupadas.

O Físico é Johann Christian Andreas Doppler.
Este descobriu o efeito Doppler.


Questão Grupo 8:

É o timbre

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Questão de final de semana

Tema: acústica


1)Por causa da periodicidade das ondas, é importante notar que a pressão de diferentes fontes poderá ter sinais diferentes (positivo, negativo), dependendo de sua fase relativa: se dois sons estão em fase, suas amplitudes são subtraidas; por outro lado, se dois sons estão em fase oposta, suas amplitudes são somadas. O primeiro caso é chamado interferência subtrativa e o segundo, aditiva.

2) A amplitude de uma onda de pressão correlaciona-se diretamente com a nossa percepção de intensidades sonoras, por exemplo sons mais intensos serão resultado de uma menor amplitude de variação da pressão do meio (ou seja um deslocamento menor das moléculas).


3)A forma mais simples de onda sonora é aquela descrita por funções harmônicas do tipo senoidal, que possuem uma característica periódica, isto é, repetem-se em um certo intervalo de tempo.


Pergunta: A cima existem tres "afirmativas", julgue-as corretas ou incorretas. No caso de alguma incorreta, justifique o erro fazendo as alterações necessárias.


Pontuação: acerto de todas +200
erro de alguma -200

sábado, 9 de outubro de 2010

Prêmio Nobel de Física

Guglielmo Marconi




Fonte da imagem: http://www.hotelelite.it/pt/events.htm


Físico italiano (25/4/1874-20/7/1937), inventor do telégrafo sem fio. Nasce em Bolonha e estuda no Instituto Técnico de Livorno e em Florença. Faz experiências com a conversão de ondas eletromagnéticas em energia elétrica, fundamentado nas descobertas do físico alemão Heinrich Hertz e no trabalho do matemático inglês James Maxwell.
Desenvolve o telégrafo sem fio com base nessas pesquisas. Consegue enviar mensagens pelo ar de uma estação que constrói na casa do pai, em Bolonha, no norte da Itália, em 1894. O invento não entusiasma o governo italiano, e Marconi acaba por patenteá-lo na Inglaterra.
Em 1909 recebe o Prêmio Nobel de Física. Entre suas invenções, além do telégrafo e do rádio de ondas curtas, estão o auto-alarme e as ondas UHF (ultrahigh-frequency) para comunicação a curtas distâncias.


Charles Kao




fonte da imagem:http://kennyfong.blogspot.com/

Charles Kuen Kao (Xangai, 4 de novembro de 1933) é um físico chinês.
Estudou na Inglaterra, com doutorado em 1965 no Imperial College London. Em seguida trabalhou no Standard Telecommunication Laboratories da International Telephone and Telegraph (ITT), em Harlow, onde foi diretor de engenharia.
O transporte da luz a longa distância e seu controle sempre representaram grande desafio tecnológico, superado quando Charles Kao conseguiu criar as fibras óticas a base de quartzo e silício que hoje são a base das telecomunicações modernas. Kao foi um dos ganhadores do Nobel de Física 2009.
A tecnologia que permite capturar a luz no interior de uma fibra ótica é utilizado na Medicina desde os anos 1930, por exemplo para iluminar o estômago de um paciente. Mas a luz se dissipava quanto as fibras se tocavam e não podia ser transportada a longa distância.


Biografia:
http://www.algosobre.com.br/biografias/guglielmo-marconi.html
http://cienciaevida.atarde.com.br/?p=5111
http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Kao

domingo, 3 de outubro de 2010

Urna Eletrônica




Fonte da imagem: http://angranews.blogspot.com/2010/09/112-mil-eleitores-irao-as-urnas-em.html



A urna eletrônica é um computador responsável pelo armazenamento de votos durante as eleições. O dispositivo foi desenvolvido no Brasil em 1996 e desde então diversos outros países vêm testando esse e outros equipamentos semelhantes.

Grupos de engenheiros e pesquisadores ligados ao Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) foram os responsáveis pelo projeto da eleição informatizada em grande escala no País. Destacam-se aí o trabalho dos engenheiros Mauro Hashioka (INPE), Paulo Nakaya (INPE) e Oswaldo Catsumi (CTA), dentre outros profissionais, pela concepção da segurança do equipamento.

Segundo o Projeto Básico do modelo 2010, os componentes principais da urna eletrônica brasileira são:



* Memória: dois cartões de memória flash um interno e outro externo, com os dados idênticos, onde está gravado o sistema operacional, os programas aplicativos, os dados sobre os candidatos e onde os votos vão sendo gravados através de mecanismos de segurança e redundância de forma a tentar dificultar desvio de votos e a quebra do seu sigilo.

* Pen-drive: para gravar o resultado ao final da votação.

* Módulo impressor: utilizado antes do início da votação para a impressão da "zerésima" e ao final da votação para a impressão do "boletim de urna".

* Terminal do mesário ou micro terminal: um pequeno teclado numérico com leitor biométrico de impressão digital do eleitor, através do qual o mesário autoriza o eleitor a votar pela digitação do número do título do eleitor.

* Terminal do eleitor: composto de uma tela LCD e um teclado numérico através do qual o eleitor faz sua escolha, possui ainda as teclas BRANCO, CORRIGE e CONFIRMA.

A versão de 2002 tinha acoplada um módulo impressor que imprimia cada voto, mas o voto impresso foi abandonado por força da Lei 10.740/2003 e só deverá ser reintroduzido a partir de 2014 segundo o Art. 5º da Lei 12.034/2009. Por este motivo, os modelos 2009 e 2010 também já possuem um encaixe lateral para o Módulo Impressor Externo]

O terminal de votação pode fazer qualquer calculadora científica atual se roer de inveja: ele conta com um processador X86, 256 MB de memória RAM, um visor de LCD e interfaces USB, Serial, SmartCard, PS/2 e CompactFlash.

Para aas eleições de outubro, a urna eletrônica terá modificações na ordem de votação e na exibição das fotos dos candidatos, conforme a resolução 22995, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dispõe sobre os modelos das telas de votação
da urna eletrônica nas Eleições de 2010.

O eleitor votará primeiro nos candidatos proporcionais (deputado estadual e federal), em seguida nos candidatos majoritários: 1ª vaga senador; 2ª vaga senador; governador e presidente da República: nessa ordem.

Outra novidade é a exibição das fotos dos candidatos a vice e suplente de senador

Leia abaixo trechos da Resolução 22995 do TSE:

1º A urna exibirá ao eleitor, primeiramente, os painéis
referentes às eleições proporcionais; em seguida, os
referentes às eleições majoritárias; e, ao final, o
referente à composição de todos os votos, na
seguinte ordem:

I – deputado estadual ou distrital;
II – deputado federal;
III – senador primeira vaga;
IV – senador segunda vaga;
V – governador de estado ou do Distrito Federal;
VI – presidente da República;
VII – quadro-resumo da votação.
2º Os painéis referentes aos candidatos a senador
exibirão, também, as fotos e os nomes dos respectivos
suplentes.

3º Os painéis referentes aos candidatos a Presidente
da República e governador de estado ou do Distrito
Federal exibirão, também, as fotos e os nomes dos
respectivos candidatos a vice.

Criptografia:

Os dados da votação são gravados com criptografia em um cartão CompactFlash e extraídos no final do processo para um pendrive USB. Dentro do pendrive ficam gravados um boletim da urna, o registro digital do voto, dados de quem não foi votar (para aplicarem a multa, claro), justificativas e arquivo de log.

Fonte de pesquisa:

http://tecnoblog.net/42371/como-funciona-a-urna-eletronica-brasileira/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Urna_eletr%C3%B4nica_brasileira

http://www.marcelovieira.blog.br/politica/urna-eletronica-para-as-eleicoes-2010-tera-novidades/