domingo, 26 de setembro de 2010

Telefone de Latinha

Nesta quinta-feira (23) fizemos o segundo teste do telefone de latinha, o nosso grupo novamente teve um ótimo desempenho, se mantendo no 1° lugar da sala e cnseguindo passar 37 palavras.
Decidimos então, que iremos trabalhar em um novo projeto, mas não iremos modifiar o atual, e o teremos como "reserva" caso o novo consiga nos proporcionar melhores resultados.

Higroeletricidade



fonte da imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9C630FJ88BVapPZSUi0m8CdBPPz8dLx84bDxy384R1iUwJwPULPTRKmfJXJpzBM6kWiI0wIhrMJ2oSGZKIZZFG86i9P3rs97Y6cQuCcBHsK4VNPy-MhdAPUZjjLhjD4VCZ8wYQGQEPBg/s400/RAIOS.ADRILOAZ.jpg

Brasileiros conseguem gerar eletricidade a partir do ar

Pesquisadores da Unicamp desenvolveram um dispositivo que consegue gerar eletricidade a partir da umidade presente na atmosfera

Em um futuro não muito distante, será possível gerar eletricidade a partir do ar, iluminando casas ou recarregando carros elétricos, assim como células solares geram energia a partir da luz do sol. Será possível também impedir a formação de raios utilizando placas no topo dos prédios. E a pesquisa que leva a todas essas perspectivas é brasileira, realizada na Unicamp e conduzida pelo químico Fernando Galembeck. O trabalho está sendo apresentado nesta quarta no 240º encontro da Sociedade Aericana de Química, em Boston.

Galembeck e sua equipe buscam há 12 anos uma forma de explicar uma das maiores charadas científicas — como a eletricidade é formada e descarregada na atmosfera. "Nossa pesquisa pode abrir caminho para transformar a eletricidade da atmosfera em uma fonte de energia alternativa no futuro", disse Galembeck. O químico acredita que "assim como a energia solar pode fazer com que pessoas não precisem mais pagar pela energia que consomem, essa nova fonte de energia poderá ter um efeito semelhante".

A equipe brasileira descobriu que as gotículas de água na atmosfera possuem carga elétrica, ao contrário do que se acreditava. Galembeck usou pequenas partículas de sílica e fosfato de alumínio — ambas substâncias comuns no ar — mostrando que a sílica assumia carga negativa na presença de alta umidade e o fosfato de alumínio se tornava mais positivo. "Isso mostrou que a água na atmosfera pode acumular cargas elétricas e transferi-las para outros materiais que estiver em contato", explicou Galembeck. "O nome que demos ao novo método é 'higroeletricidade', o que significa eletricidade a partir da umidade".

O pesquisador brasileiro disse que o método também pode ser utilizado para impedir a formação de raios. Ele explicou que painéis "higroelétricos" poderiam ser colocados no topo de prédios em regiões muito úmidas, onde tempestades são comuns. Esses painéis poderiam drenar a eletricidade do ar e impedir a formação da carga elétrica que é descarregada com os raios. Os pesquisadores da Unicamp já estão testando quais são os melhores metais para ajudar na captura da eletricidade atmosférica.

O equipamento criado no laboratório brasileiro ainda não é capaz de produzir eletricidade em larga escala. "Acreditamos que em dez anos será possível levar essa tecnologia para a casa das pessoas", disse Galembeck, momentos antes de realizar sua apresentação em Boston. "Com certeza o caminho é longo, mas os benefícios futuros de aproveitar a eletricidade a partir do ar valem a pena", concluiu.


Fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/brasileiros-conseguem-gerar-eletricidade-a-partir-do-ar

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Experiência de Oersted

A bússula não se moveu devido ao fato de que o limite da área de atuação é o meio da agulha do equipamento. Sendo assim a corrente não tem influência sobre o magnetismo, pois o campo magnético gerado não atua.

Fonte:http://grupo1idesa.blogspot.com/

Circuito phet

Fizemos o nosso circuito e conseguimos os valores mostrados nas figuras.
A soma de números dos componentes do nosso grupo é igual à 114 (9+10+17+37+41), e esse valor não pode ser usado. Sendo assim dividimos ao meio nossa soma, tornando 57 o numero utilizado pelo grupo no circuito abaixo.





sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Exercício da apostila






Resolução do exercício 2 da página 13, apostila de Magnetismo.


Resposta: Alternativa A
Explicação: Já que não se é levado em conta o efeito do campo magnetico terrestre, a agulha irá se orientar com a mesma direção e sentido do campo magnetico no ponto P, devido aos campos gerados pelos quatro imãs.

Telefone de Latinha

Nós, o Grupo 9, estamos felizes com o nosso rendimento nos testes do telefone de latinha, mas apesar de conseguir o primeiro lugar nos testes, pretendemos e vamos mudar nosso projeto para conseguir melhorar cada vez mais.
Ficamos descontentes com a notícia que o Professor nos deu de não ter sido uma competição "limpa" embora saibamos que muitos grupos se dedicaram e a fizeram com seriedade, mas não podemos comentar nada pois o nosso grupo não viu esses acontecimentos..
Esperamos o próximo teste e treinaremos para ele, um projeto muito divertido que nos ensina sobre ondas com uma simples brincadeira de criança!!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Importância do magnetismo para a Terra



Fonte da imagem:http://lamatadeinstein.wordpress.com/2010/06/11/magnetismo-terrestre/

A importancia é, o magnetismo nos protege da radiação cósmica que o sol emite que possivelmente geraria uma série de doenças em grande quantidade na população Terrestre.

domingo, 5 de setembro de 2010

Michael Faraday



fonte da imagem: http://www.ntut.edu.tw/~smchen/


Faraday foi um químico e físico inglês, considerado um dos cientistas mais influentes de todos os tempos.
Suas contribuições mais importantes e seus trabalhos mais conhecidos estão relacionados a fenômenos da eletrecidade e do magnetismo, mas também teve contribuições na química.
Na física, foi um dos primeiros a estudar as conexões entre eletricidade e magnetismo.
Faraday publicou seu trabalho que chamou de "rotação eletromagnética" (princípio por trás do funcionamento do motor elétrico), ele também descobriu a indução eletromagnética, o princípio por trás do gerador elétrico e do transformador elétrico, entre muitas outras coisas.

fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Michael_Faraday#Os_seis_princ.C3.ADpios_de_Faraday